Últimos detalhes para o Conclave
O tempo nublado não intimidou os turistas no Vaticano na manhã desta segunda-feira (11). Os fiéis que aguardavam para entrar na basílica presenciaram um guindaste do Corpo de Bombeiros de Roma realizando os últimos preparativos na sacada da igreja onde aparecerá o novo sumo pontífice, após a saída da fumaça branca da tradicional chaminé. Além da sacada, alguns reparos são feitos nas colunas da Praça São Pedro.
Os cardeais irão para o Domus Santa Marta a partir das 7h desta segunda-feira, onde eles ficarão alojados durante o período do Conclave. Ainda na segunda, antes de se deslocarem à Basílica de São Pedro, a fim de iniciar as reuniões, às 17h30min ocorrerá na Capela Paulina o juramento do pessoal auxiliar. Eles prometerão manter o segredo de tudo o que ali se passar. Na manhã de terça (12), precedendo o Conclave, que inicia no período da tarde, haverá uma reunião entre os cardeais.
No primeiro dia do Conclave, os cardeais sairão de Santa Marta às 15h45min, em sentido à Capela Paulina. Às 16h30min haverá uma procissão até a Capela Sistina, onde, às 16h45min, prestam juramento a porta será fechada. Nos outros dias, de forma geral, pequeno almoço entre 6h30min e 7h30min. Às 7h45min será a transferência à Capela Paulina, onde celebrarão a missa entre 8h15min e 9h15min, e depois vão à Capela Sistina.
O cardeal brasileiro Dom Odilo Scherer, de São Paulo, um dos nomes comentados pela mídia para suceder a Bento XVI na liderança do Vaticano, rezou a missa na igreja de Santo André, centro de Roma, na manhã deste domingo.
Dom Odilo celebrou em italiano. No início, ele saudou em português a presença do embaixador do Brasil, Almir Sá Barbuda, junto à Santa Sé. Jornalistas de diversos países lotaram a pequena igreja, localizada ao lado do Palácio Quirinale, sede da presidência da República italiana.
O Conexão Vaticano tem o patrocínio de Brusque Convention & Visitor Bureau, Fine Collection, Cadore Malhas, Iberall Viagens e Turismo, Rio Vivo Ambiental e Master Shopping Atacadista.